C U R S O S de Mestrado
three lions

                  

 


 
Universidade Nova de Lisboa
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Corpo e  Espaço nas Artes Contemporâneas (2017/18)
  (1.º Semestre)
O curso tem lugar na FCSH, Sábados, Auditório 3, das 10.00 às 13.00

Docente: José A. Bragança de Miranda


 

PROGRAMA

 

É cada vez mais difícil falar de «arte» no singular, porque foi desaparecendo a sua especificidade enquanto meio, bem como as fronteiras que separavam o objecto artístico dos outros objectos. Falar das «artes», no plural, corresponde a reconhecer que, na contemporaneidade, as artes escaparam às categorias e códigos que as delimitavam, ao mesmo tempo que se disseminaram por toda a experiência. As razões disso são múltiplas, nomeadamente de ordem tecnológica e «cultural». A apreensão deste fenómeno passa, primeiramente, por compreender o lugar da arte na modernidade e as suas trajectórias subsequentes, desde o modernismo e as vanguardas até ao que se convencionou denominar como pós-vanguarda.

As artes contemporâneas caracterizam-se por uma enorme diversidade, resultante da crise das categorias estéticas e da disseminação pós-objectual das práticas artísticas. Para responder analiticamente a esta crise torna-se necessário proceder a uma cartografia das tendências das artes contemporâneas, especialmente insistentes na actualidade. Para além do especial estatuto da imagem, é sobre a carne/corpo e a terra/espaço que se têm desenvolvido um recentramento sobre as artes, politicamente orientado e já não «estético».

O seminário do presente ano lectivo  será dedicado ao estudo da geoestética contemporânea, procurando-se deterimnar as condições para pensar a expansão da arte.

É sobre este pano de fundo que serão inscritas as obras de alguns artistas contemporâneos, particularmente significativos para a exposição dos limites com que a arte está confrontada.

 

Programa

Corpo e Espaço nas Artes Contemporâneas

 

Parte I:  Sobre o acesso ao contemporâneo
1.1. Teses de Agamben sobre o contemporâneo

1.2. A Ideia de constelação

 

Parte II: Da expansão das artes

2.1.  Do fim da arte à ideia de arte (Hegel)

2.2.  O problema da obra de arte total (Wagner)

2.3. A herança Duchampiana

2.4. Acerca da arte global?

 

Parte III: Seminário sobre Geoestética

3.1  A perspectiva geoestética

3.2. O acontecimento da Terra (de Benjamin a Deleuze)

3.3. Benjamin e o cinema como obra de arte global

3.4. Heidegger e o conflito arte e terra

3.5. Carl Einstein e a obra de arte metamórfica

 

 

Formas de Avaliação:

Estão em vigor duas modalidades. A avaliação contínua, que exige a participação no seminário, com a preparação de um texto, e a entrega de um trabalho de cerca de 10-12 paginas; a avaliação pontual, que consistirá num teste sobre toda a matéria efectivamente dada.

 

Programa, Bibliografia, Contacto

 email: jbmaulas@gmail.com

 

 

 

 CADERNO DE TEXTOS

 Parte I:  Sobre o contemporâneo

Sessão 1. Teses de Agamben sobre o contemporâneo

 

Giorgio Agamben: «Du contemporain», Paris, Payot, 2008.

 

Sessão 2.  A ideia de constelação

 

George Otte & Lídia Volpe, “Um olhar constelar sobre o pensamento de Benjamin” in Fragmentos, 18, 2000.

 

 

 Parte II: Da expansão das artes

 

 

Sessão 3. Do fim da arte à ideia de arte

 

Arthur Danto: «Hegel’s end of art thesis» (1999).

Stephen Houlgate, “Hegel and the "End" of Art” in The Owl of Minerva 29: 1 (1997)

 

Sessão 3. O problema da obra de arte total (Wagner)

 

Matthew Smith, “Total Stage: Wagner’s Festspielhaus” in The Total Work of Art, Routlegge, 2017
David Roberts, “The Will to Power as Art: The Third Reich “ in The Total Work of art in European Modernism, Cornell UP. 2011 (apoio)

 

 

Sessão 5. A herança Duchampiana

Marcel Duchamp - «L’Act créatif» in Duchamp du Signe. Écrits, Paris, Flammarion, 1975

Marcel Duchamp,  Entretien avec Pierre Cabanne (apoio)

Programa de Teoria da Cultura 2016

 

Sessão 6. Artes contemporânas ou arte global? (Belting)

 

Hans Belting: «Contemporary Art as Global Art - A Critical Estimate» in Hans Belting and Andrea Buddensieg (eds.): The Global Art World, Ostfildern 2009

            Terry Smith: “Contemporary art and contemporaneity” in Critical Inquire,                 33,  2006. (apoio)

Parte III: Seminário sobre Geoestética

 


Sessão 7. A perspectiva geoestética

                     GARY SHAPIRO - «Nietzsche on Geophilosophy and Geoaesthetics» in A Companion                     to Nietzsche,    Edited by Keith Ansell Pearson, 2006, Blackwell

 

Sessão 8. O acontecimento da Terra (de Benjamin a Deleuze)

 

Programa de Teoria da Cultura 2016

Walter Benjamin, “Para o Planetário” (Trad. João Barrento)

Programa de Teoria da Cultura 2016

Gilles Deleuze - «Geophilosophie» in Qu’est-ce-que la Philosophie, Paris, Minuit, 1991 (versão portuguesa)

Programa de Teoria da Cultura 2016


 

Sessão 9. Benjamin e o cinema como obra de arte global

 

Walter Benjamin: «A obra de arte na época da sua reprodutibilidade técnica» in A modernidade, Lisboa, Assírio & Alvim (trad. João Barrento

Walter Benjamin: Anotações e Complementos ao ensaio sobre a obra de arte (in A modernidade, Lisboa, Assírio & Alvim (trad. João Barrento)

 

Sessão 10. Heidegger e o conflito arte e terra

 

Programa de Teoria da Cultura 2016

                   Martin Heidegger, “Sobre a Madona Sistina”, trad. Irene Borges Duarte, LusoSofia, 2009.

                   Martin Heidegger, A Origem da Obra de Arte, Lisboa, FCG.

 

Sessão 11. Carl Einstein e a obra de arte metamórfica

 

Programa de Teoria da Cultura 2016

                   Carl Einstein, “Gestalt and concept” in OCTOBER 107, Winter 2004, pp. 169–76.

Programa de Teoria da Cultura 2016

                    Georges Didi-Huberman , “‘Picture = Rupture’: Visual Experience, Form and                                      Symptom according to Carl Einstein” in Papers on surrealism (online) (apoio)

 

 

 

 

 

 

 

 

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   JBM, 2003                                                                                                                  e-mail: jbmiranda@netcabo.pt